Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Digital da Universidade Estadual da Paraíba: Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau



Título: Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau
Autor(es): Aguiar, João Paulo de
Palavras-chave: Ensino Médio
Representação semiótica
Funções
Resolução de problemas
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo das estratégias utilizadas por alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba para resolver problemas de Matemática e de Física envolvendo o conteúdo da função polinomial do 1º grau. O mesmo tem como objetivo descrever e analisar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das questões propostas. Metodologicamente, aplicamos um questionário, desenvolvemos uma aula e posteriormente aplicamos uma sequência de atividades com seis problemas e dentre eles foram escolhidas algumas respostas dos alunos para análise. Utilizamos como base para a análise a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, do francês Raymond Duval e os métodos para resolução de problemas, de George Polya, os quais foram considerados pertinentes para o estudo. Foi verificada uma grande dificuldade por muitos alunos para resolver as questões, principalmente no que se refere à passagem da representação algébrica para representação gráfica do conceito de Função e da representação em linguagem natural para a representação algébrica, o que evidencia a necessidade de um ensino mais abrangente, trazendo conexões com outras disciplinas e situações cotidianas, fazendo com que os alunos percebam o conteúdo de funções como algo mais genérico e que existem diferentes representações de um mesmo conceito matemático.
Descrição: AGUIAR, J. P. de. Um estudo sobre as estratégias utilizadas por alunos do Ensino Médio na resolução de problemas de função do 1º grau. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10044

Postagens mais visitadas deste blog

O ENSINO DA GRAMÁTICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMANDOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA ZONA SUL

Caixas de Papelão  +  Jornal Para Canil  +  Livros O ENSINO DA GRAMÁTICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM FORMANDOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - CAMPUS TERESINA ZONA SUL¹ Layane Bastos dos Santos Mestre Instituto Federal do Tocantins (Brasil) - Layane.Santos@ifto.edu.br Miliana Augusta Pereira Sampaio Especialista UNITINS (Brasil) - nhandra@hotmail.com Maria Aparecida e Silva Pereira Sobreira Mestranda Instituto Federal do Piauí (Brasil) - , Leonardoayres@gmail.com Leonardo Ayres Cordeiro Doutorando Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil)- haystorres@ifpi.edu.br Resumo Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, cujo principal objetivo é: Investigar as potencialidades do uso das redes sociais como recurso didático no ensino da gramática com os alunos concludentes do referido Campus. Inicialmente foi f...

Dicas de Vestibular

Dicas de Vestibular Guia do Estudante Estudante que gabaritou o  vestibular  da Uerj dá  dicas  para a  ... Guia do Estudante  -  ‎15/07/2013‎ Quando Beatriz Pêgo, estudante de 17 anos do Colégio Ph, na Tijuca (RJ), terminou de conferir o gabarito do exame de qualificação do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), achou que tinha feito algo errado. Teve de contar de novo. Guia do Estudante Veja  dicas  para começar o segundo semestre com o pé direito Guia do Estudante  -  ‎05/08/2013‎ Depois de descansar em julho, é preciso voltar às aulas com muito foco e disciplina. Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e ficar em dia com a matéria, por isso, muito ânimo e disposição! Com as dicas abaixo, você irá aproveitar os últimos meses ... PBVest disponibiliza a...

Caixas de papelão 14x14x5 - 22x17x8 - 29x24x15 cm de altura.

 Caixas de papelão 14x14x5 - 22x17x8 - 29x24x15 cm de altura. (Usadas/Seminovas) Converse com  +55 19 98407-3337  no WhatsApp INICIAR CONVERSA